PLANO DE AULA: PONTILHISMO
|
Informática
na Educação 2017_2 - Projeto em Informática Educativa
|
|
Título:
Pintura
e Expressão.
|
|
Nome
dos Alunos: Guilherme Meirelles e Thallys Matheus
|
|
1. Disciplina e anos envolvidos:
Artes, 4° ano do
ensino fundamental.
|
|
2. Tema central:
Pontilhismo.
|
|
3. Temas de apoio:
Técnica;
História;
Pintura;
Arte;
Movimento.
|
|
4. Justificativa:
Tendo
em vista o modo tradicional que os estudantes têm de fazer arte, é necessário
expandir sua visão e apresentar novos modelos e formas de fazê-la.
|
|
5. Objetivos gerais e específicos:
Ampliar
os conhecimentos a cerca das diversas técnicas de pintura, uma vez
que
a noção que os alunos têm de artes é restrita a pintura livre e desenhos
livres.
(Específica).
Transmitir ao aluno uma nova forma de se fazer arte, diferente da sua
perspectiva
de costume. (Geral).
|
|
6. Enfoque pedagógico:
Corrente
neocognitiva (a aprendizagem humana é resultado de uma
construção
mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o
mundo).
|
|
7. Recursos tecnológicos:
Computador;
Projetor;
Softwares
de pintura digital.
|
|
8. Etapas
e suas estratégias de realização:
•
Leitura de um texto sobre a história do pontilhismo em conjunto, e
chamar
a atenção dos educandos para o assunto. Apresentar obras que
utilizam
a técnica do pontilhismo em slides, para que a percepção seja
facilitada.
•
O aluno deverá elaborar uma pintura utilizando a técnica do pontilhismo,
no
software de pintura digital.
|
|
9. Definição de papéis:
O
Professor fará a exposição do conteúdo, deixando abertura para os alunos
questionarem
quando sentirem necessidade. Os alunos deverão cumprir a
atividade
proposta.
|
|
10. Sites e bibliografia de apoio:
|
|
11. Coleta de dados:
Internet,
artigos.
|
|
12. Seleção do material:
Livro “Arte e Habilidade - 4º ano”, de
Bruna Renata Cantele e Angela Anita Cantele;
Tux Paint, software de pintura. |
|
13. Programação visual:
Apresentação
de slides.
|
|
14. Meios para a execução:
A
realização da projeção será feita com o computador conectado ao projetor.
|
|
15. Avaliação:
Observar
se o aluno é capaz de conceituar a técnica do pontilhismo assim
como
sua história.
|
|
16. Cronograma:
A
aula terá duração de dois tempos de 50 (cinquenta) minutos, totalizando 1
hora
e quarenta. O projetor estará pronto previamente, e junto a ele todas as
máquinas
do laboratório de informática para a realização da atividade prática.
08:00 / 08:10 (10 minutos) Recepção
dos educandos e breve apresentação do tema da aula.
08:10/ 08:50 (40 minutos) Introdução
e conceituação da história do Pontilhismo e exibição de slides com obras de
arte que utilizam a técnica.
8:50/ 9:20 (30 minutos) Realização da
atividade de pintura no computador.
9:20/ 9:30 (10 minutos) Exibição das
pinturas dos alunos (apenas para os que permitirem)
9:30/ 9:40 (10 minutos) Breve resumo
da aula para consolidar e reforçar o conteúdo
transmitido.
|

Comentários
Postar um comentário